O que penso sobre Moda


QUAL O SIGNIFICADO DA MODA PARA MIM

Acredito que hoje a moda vive um grande paradoxo: está mais fácil fazer moda e ao mesmo tempo mais difícil. Vou explicar: fácil porque o mundo se integralizou, às pessoas tem acesso a coisas que aconteceram a milhares de km em uma fração de segundos. A internet nos uniu, a mídia divulga, TV`s mostram , aviões levam...... As pessoas tem a opção de ir ,ou de casa mesmo ter acesso as informações que desejam. E o lado difícil? Fazer moda tornou-se um exercício complicado, pois, como inovar? Parece que tudo já foi feito! Revival dos anos 80, ombros empinados, exageros, anos 90, minimalismo, montar uma visão atual dessas tendências sem parecer estar no túnel do tempo, bem difícil! O que trazer de inovador? Na época de Chanel, Yves Saint Laurent, Mary Quant com sua revolucionária minissaia, era muito mais fácil pois foram precursores de tendências que ainda não haviam sido criadas. E hoje?

Por isso admiro tanto nossos estilistas: Glória Coelho, Jum Nakao, Clô, Reinaldo Lourenço, Amir Slama, Alexandre Herchcovitch, Carlos Miele, Isabela Capeto, Fause Haten, Lino Villaventura, Samuel Cirnansck, Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga, Martielo Toledo, Tereza Santos, Liliane Rebehy,........nossa! São tantos talentos que nem dá pra citar todos! Fora os novos talentos que estão despontando como Lucas Nascimento que estreou no último Fashion Rio. E não posso deixar de falar pelo meio grande apresso por todos os mineiros! Uai!

Desde o grupo mineiro de moda (Artimanha, Allegra, Art-Man, Bárbara Bella, Comédia, Eliana Queiroz, Patachou, Straccio e Frizon) que formaram na década de 80 uma cooperativa para que a moda de minas pudesse crescer com maior profissionalismo (o qual se tornou um divisor de águas lançando a moda mineira no cenário nacional) ao Minas Trend Preview, que a cada ano vem se fortalecendo mais e mais e se posicionando como um dos eventos mais fortes no pais junto ao SPFW e Fashion Rio, mostrando que os mineiros além de muito criativos são exigentes e sabem fazer bem feito!

Admiro a busca de cada um em imprimir seu DNA e seguir fiel ao seu estilo sem se render aos modismos dando sua interpretação única das tendências em cada estação. Não é uma tarefa fácil! Em um mercado consumista ao extremo, aonde é lançada uma coleção de inverno já sendo preparada a do próximo verão e agora também coleções intermediárias, entre um lançamento e outro para que as araras não fiquem vazias e possa-se sempre encontrar alguma novidade. As pessoas não se importam com o que está por trás, o que gerou, todo dispêndio, como é feito; se importam apenas com o preço e com a marca. E se firmar em mercado assim não é tarefa das mais fáceis. Admiro todo o trabalho que está por trás de uma roupa, desde sua pesquisa, à escolha de um tema para coleção, seu desenvolvimento, matérias primas a serem utilizadas, desenvolvimento da modelagem, até a materialização, tornando-as reais, é um árduo processo.

É uma pena que em nosso país tudo isso seja “punido” com altos impostos pois se a burocracia não fosse tão grande um número maior de pessoas teria acesso a produtos diferenciados e de qualidade.

No mais, só tenho a desejar sucesso a todos porque fazer moda de qualidade no Brasil, não é fácil!



Da admiradora, Aline 

Postagens populares