sábado, 24 de novembro de 2012

#Inspired #cópia ou #pirataria?


#Inspired, #cópia ou #pirataria?

Estou muito cansada de ver em vários lugares a palavra “Inspired”.
Inspiração de que e de quem? Como assim?  Pega-se o modelo ícone da Chanel a bolsinha com alças de corrente dourada e a estrutura trabalhada em matelassê, simplesmente porque não usam o símbolo da marca não consideram cópia? Pura e simplesmente Pirataria! A Indústria de acessórios é a campeã nesse tipo de conduta. Copiam TUDO, sem o menor pudor. Ai me pergunto:  será tão difícil assim ser um pouquinho criativo? Temos estilistas brilhantes, pessoas com competência e criatividade mas....é mais fácil copiar e seguir as tendências vindas do berço da moda, ou da cosmopolita New York! Muito me entristece essa postura, pois temos criatividade de sobra para brilhar aqui e lá fora.
Conseguir fazer com que o consumidor brasileiro admire e deseje uma criação puramente nacional deveria ser como um delicioso desafio a ser alcançado.  Chega de sermos o país colonizado, a economia esta  à nosso favor, somos juntamente com a China e a Índia os países que tem tudo para crescer mais e mais,  e prosperar, mas, ao invés disso, não fazemos nem as cópias perfeitas a baixo custo como as da China e nem conseguimos afirmar nosso DNA criativo. Enfim...
A moda é uma forma de arte, e como tal deve ser protegida, por isso, as criações de moda vem ganhado lugar relevante no mundo jurídico. Já existe até o Direito da Moda, que, protegendo a capacidade intelectual do criador. É um direto dado ao criador por sua obra e, como no mundo fashion, uma das coisas que mais acontece são as “cópias”, ou descaradamente a pirataria, nada mais justo que o direito venha a avançar nesse sentido.
Diferenciar o que se diz “Inspired” do que é pirataria torna-se cada vez mais difícil, pois as marcas não copiam as logos das marcas inspiradoras, mas fazem um produto idêntico ao original. Saber o limiar de o que é uma cópia e o que é uma Inspired esta se tornando cada vez mais difícil.
Alguns exemplos:







2 comentários:

DricaPeixoto disse...

Eu também fico um pouco impressionada com essas cópias, porque acho que falta um toque diferente no modelo para que um item possa ser considerado inspiração.
O que você mostrou nas fotos foi a cópia da cópia. Muda o tecido, uma tira mais grossa, um fundo diferente, o vestido mais acinturado ... mas no fundo eu só vejo a falta de criatividade. Não vejo diferença entre essas e as réplicas descaradas da 25 de março. Na verdade a única diferença é não ter a marca estampada, mas se você compra sabendo que aquele modelo é um "inspired", a marca está ali.

Aline disse...

Amiga Drica, acho muito triste mesmo. Com certeza temos muita gente boa e criativa mas a maioria prefere replicar algo que esta dando certo. Enfim.....tb não vejo diferença nenhuma, inspired e cópia pura! bjs!!

Postagens populares